UMA CIRANDA EM HOMENAGEM A LOURIVAL AÇUCENA — 195 anos do primeiro poeta do RN

O momento passaria praticamente despercebido da mídia e do grande público se não fosse pelo Selo Editorial Giro, que organiza no dia 19 de novembro, das 17h às 22h, no espaço cultural e burgueria vegana Goodala, em Ponta Negra, a primeira Feira Literária Cirandar que homenageia nesta edição aquele que é considerado o primeiro poeta do estado do Rio Grande do Norte, o bardo Lourival Açucena, nascido em 1827.

A feira Cirandar vai reunir 30 poetas para promover a venda de seus livros ao mesmo tempo que promove a oportunidade do público conhecer um pouco mais sobre os poetas e o movimento literário da cidade. É uma oportunidade de prestigiar os autores, adquirir livros, receber uma dedicatória exclusiva e ouvir poesias através do recital programado.

São 195 anos para comemorarmos Lourival Açucena e o legado poético que ele deixou em versos, sonetos, músicas, modinhas, trovas e tantas outras expressões. Ele foi músico, ator, compositor e atuou intensamente na cidade. Era, em Natal, uma personalidade máxima da expressão de sua época, durante o império brasileiro.” Explica Rita Machado, idealizadora do projeto que foi um dos selecionados do Edital 2022 de Economia Criativa, do Sebrae/RN. Tudo isso poderá ser conferido tanto na revista como no documentário que será lançado durante a feira.

Lourival Açucena nasceu no período onde D. Pedro II ainda estava no trono. Ele acompanhou a passagem do império para a república, as primeiras ruas calçadas, o desenvolvimento da cidade e foi também  um boêmio do tempo em que as pessoas faziam serenatas nas ruas de barro. Lourival teve ao todo entre casamentos oficiais e não oficiais, 32 filhos. O poeta Jean Sartief que escreve um livro sobre o bardo nos indica que encontrou novos nomes de senhoras com quem ele teve filhos e gerou descendentes famosos, além dos 3 casamentos dos quais sabe-se os nomes de suas esposas. Vem aí muitas novidades.

Durante a feira, será lançado uma revista literário-poética-visual também intitulada Cirandar e o primeiro episódio de um mini documentário que integra uma websérie dedicada à poesia norte rio-grandense. No documentário constam nomes como Cláudio Galvão, Tarcísio Gurgel, Vicente Serejo, Eneida Ferreira e outros. O evento finaliza com a apresentação musical de Luiz Gadelha.

Contatos:

Rita Machado – 9.9654.3504

Produção local – 9.9813.9467

Serviço:

Feira Literária Cirandar

Sábado, 19 de novembro de 2022

Das 17h às 22h

Espaço Goodala

Rua Arabaiana, 3100, Ponta Negra.

Créditos Fotos:

Cirandar – Divulgação.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *