Portal Fazia Poesia abre inscrições para equipe de poetas de 2023

Chamada para integrar a maior publicação de poesia contemporânea da plataforma Medium em português abre neste dia 1º de novembro; resultado sai no dia 16 de janeiro de 2023.

A Fazia Poesia, portal independente de poesia contemporânea existente desde 2016, abre inscrições neste dia 1º de novembro para a sua nova equipe de poetas de 2023. O período de inscrições da chamada termina em 2 de dezembro ou até o preenchimento de 350 inscrições. Todas as informações estão disponibilizadas em um edital a ser publicado no portal, que é considerado o maior do segmento do Medium Brasil. O resultado será divulgado no dia 16 de janeiro de 2023.

A inscrição consiste em preencher o formulário disponibilizado no portal e em enviar um arquivo em formato PDF com três poemas de acervo pessoal que melhor representem o estilo de escrita poética, além de um poema inédito e exclusivo, feito a partir da proposta de exercício descrita no edital. A participação será permitida apenas a pessoas com mais de 18 anos que possuam uma conta na plataforma Medium.

Uma comunidade engajada pela poesia contemporânea

A Fazia Poesia surgiu em 2016 como um portal independente de poesia contemporânea que reúne conteúdo e poetas para milhares de leitores mensalmente. Com o foco em dar voz e criar espaços para pessoas que escrevem poesia, o portal possui uma equipe de poetas com mais de 250 pessoas que alimentam o veículo com dois a quatro poemas por dia. 

O portal é estruturado em três pilares: poesia, conteúdo e comunidade. A plataforma aborda a poesia pelas mais diversas formas — poemas, oficinas, artigos, coletâneas, podcast, newsletters — e também traz conteúdos variados em outros canais da mídia, por meio de campanhas e ações que visam a estimular tanto a leitura quanto a escrita poética. 

Centenas e centenas de poetas e milhares de postagens com cunho poético já passaram pela Fazia Poesia — desde o início de suas atividades, estima-se que mais de 2500 poemas foram publicados, com autoria de 500 poetas diferentes. O portal alimenta um circuito literário, oferecendo espaço para quem acredita no poder transformador da literatura e da poesia contemporânea. 

“É uma forma mútua de colaboração, em que os interessados poderão divulgar suas produções autorais e integrar a nossa comunidade de poetas a partir de uma gestão voluntária por parte da equipe editorial”, frisa Alex Zani, editor-chefe.

Além de contribuir na seção de poemas, os poetas que passam a integrar a equipe podem sugerir e participar da escrita de artigos, além da chance de serem convidados para a “Quem fez poesia?”, seção na qual são abordadas suas inspirações e sua trajetória. A equipe editorial também seleciona, de maneira periódica, as pessoas que integrarão uma seção de coletâneas, que consistem em compilados de poemas publicados no portal pelo colaborador. 

Em 2022, o portal consolidou seu programa de oficinas, existente desde de 2020. Hoje, somam-se mais de 200 alunos participantes. Para 2023, o portal pretende continuar com as oficinas bimestrais, trazendo sempre temáticas inovadoras e criativas que relacionam a poesia com os mais variados campos artísticos. Também para o ano que vem, está prevista uma coleção de antologias poéticas, envolvendo a equipe de poetas do portal.

“Esperamos que essa chamada atinja entusiastas à literatura e, principalmente, à escrita poética. Todos nós sabemos como têm sido tempos difíceis e aqui, na Fazia Poesia, fazemos o máximo para construir um espaço de paz e suporte, em uma comunidade onde os elos são os poemas”, reforça a equipe do portal.  “A expectativa para esta chamada é receber mais inscrições do que no ano passado, quando alcançamos mais de 260 pessoas. A Fazia Poesia está aberta tanto a poetas que estão começando a escrever seus poemas quanto poetas que já possuem livros publicados e mais longínqua amizade com a poesia. Damos voz para todas e todos.”

O quê: Inscrições para a equipe de poetas de 2023 do portal da Fazia Poesia 

Quando: de 1º de novembro até dia 2 de dezembro, ou até atingir o limite de 350 inscrições

Mais informações:  faziapoesia.com.br 

Um comentário “Portal Fazia Poesia abre inscrições para equipe de poetas de 2023”

  • Mariana Oliveira de Sá

    diz:

    Eu gosto de escrever poesia no meu;
    Caderno que tenho escritas de poesia? Vou escrever somente aqui o título!!!

    Cantinho Da Poesia

    Autora e do Titulo : Mariana Oliveira De Sá

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *