Roda de Leitura – Leia Poetisas

A segunda etapa do Projeto Leitura Feminista / 2023 (iniciado em 2019, uma parceria do  blog Barda Literária e Poesia na alma), contará com rodas de leituras de livros de poemas  escritos por mulheres. E, para nossa alegria, com a presença das autoras. Os encontros  serão on-line, via google meet com data e horário já determinados. 

A proposta é construir um espaço de re/conhecimento da produção literária independe no  Brasil por mulheres, neste caso, de poemas. 

“Mulheres poetas há muitas. Talvez, o que não permaneça sejam suas palavras e seu lugar  no mundo, enquanto estão produzindo. Estrear, para uma poeta, não parece ser tão  complicado: casas editoriais modestas oferecem chance às poetas jovens – há editais,  concursos. O desafio maior parece ser persistir na escrita após o primeiro livro, conseguir  ganhar corpo, formar uma obra respeitada, chegar à maturidade reconhecida, com  dignidade.” (Ana Rüsche e Pilar Lago e Lousa, in Revista de Literatura Itinerários,  Araraquara, n. 55, p. 143-160, jul./dez. 2022). 

O Leia Poetisas, como proposta do Projeto Leitura Feminista / 2023, além de unir leitores  de língua portuguesa de todos os lugares do mundo, busca criar um espaço de  fortalecimento para novas autoras e suas produções, divulgar a produção literária  brasileira, fortalecer pequenas editoras e, principalmente, criar um espaço virtual de  diálogo e prazer para leitores. 

Para participar, solicite entrada no nosso grupo do WhatsApp, leia o livro e te esperamos  no dia e hora marcados. 

*Livros e autoras por ordem de leitura 

1.Poemas paridos de cócoras | Mila Nascimento – 23/05, as 19:30 horas 2.Primeira aparição da manhã | Luciana Andradito – 27/06, as 19:30 horas 3.Sexualidade à flor da língua | Lavínia Mendes – 25/07, as 19:30 horas

Obs.: Cada encontro terá duração de 50 minutos (mas se quiser, pode mais); informações  sobre como adquirir os livros no grupo do WhatsApp ou Instagram @bardaliteraria e  @poesianaalmabr 

Apoiador @decaranasletras 

#leiapoetisas #leiturafeminista 

Livro 1. poemas paridos de cócoras, de Mila Nascimento  

Sinopse:  

“Poemas Paridos” nasceu de muita dor, mas me trouxe uma imensa alegria em escrever. Sensações de um Parto… 

Dividido em 4 partes (Umas Dores, Plenitude, Amorecer e Outras Dores), os poemas  foram ganhando força e mostram a transformação da mulher que fui me tornando ao longo  de 4 anos após um divórcio devastador de onde saí falida, traída e literalmente com a  coluna quebrada. 

“Poemas Paridos” me salvou e me fez continuar. Acredito que pode ajudar outras  mulheres a continuar também. 

Sobre a autora 

Camila do Nascimento Leite tem 43 anos , paulistana do Bixiga, mãe de três, feminista,  progressista e ativista dos direitos das mulheres. Costuma dizer que Camila Leite é a  Doutora e Mila Nascimento, a Escrevedora. Em 2022, foi premiada no 57º FEMUP  (Festival de Música e Poesia de Paranavaí), na categoria Poesia Nacional, com o poema  Bem Que Podia . Médica endocrinologista, formada em 2006 pela Faculdade Estadual de 

Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), pós graduada em Nutrologia pela  Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), cursando agora, sua segunda pós, dessa  vez em Sexualidade no Instituto Paulista de Sexologia (INPASEX). Faz parte da Rede  Nacional de Médicos e Médicas Populares, onde atende voluntariamente pessoas em 

situação de vulnerabilidade social, além de coordenar o grupo de Educação em Saúde no  Acampamento Marielle Vive do MST em Valinhos – SP.  

Instagram: @srta_mila_nascimento  

Locais para compra:  

https://www.editoraminimalismos.com/product-page/poemas-paridos-de c%C3%B3coras-porque-assim-d%C3%B3i-menos 

Ou direto com a autora por e-mail  

sta_mila_nascimento@gmail.com 

Livro 2.Primeira aparição da manhã | Luciana Andradito – 27/06, as 19:30 horas Sinopse: 

“Primeira aparição da manhã” é uma seleção de poemas que compõem a primeira obra  literária da escritora Luciana Andradito. Produzidos entre 2008 e 2022, os textos refletem  a passagem do dia e os movimentos oscilantes, interiores e exteriores, criando nuances  contrastantes entre luzes e sombras. Enveredam pela poesia visual, concreta, erótica,  marginal e pelo cordel. Os poemas iluminam as angústias, dores, vazios e mistérios que  envolvem a existência, tematizando sobre a inocência, o feminino, os relacionamentos, o  obsceno, o escatológico e a metapoesia. Alguns partem da simplicidade e singularidade 

do cotidiano, outros de regionalismos do norte e nordeste brasileiro. A obra conta com  belíssimas ilustrações de Andrey Tamarozzi, concebidas especialmente para o livro e, que  ampliam os sentidos da poesia em imagens.  

Sobre a autora: 

Luciana Andradito é antes de tudo criança que se aninha nas palavras, depois de tudo  árvore que estica os braços na direção do sol. No meio, tornou-se retratista de instantes,  cartógrafa de sentimentos e mãe de um menino gigante. Nordestina nortista, nascida na  Fortaleza de verdes mares em 1989, renascida das palmeiras dançantes do Tocantins.  Formada em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins. É uma das autoras do texto  dramático “Bobarella Desmata-mata”. Como poeta publicou na Antologia Poesia Fora do  Eixo 2022, da editora Toma Aí Um Poema, e na Antologia Tocantina – José Gomes  Sobrinho 2021. Caçadora de conversas, míope, inventa apelidos com facilidade.  

Instagram: @lucianaandradito 

Link de compra  

https://loja.tomaaiumpoema.com.br/primeira-aparicao-da-manha-luciana-andradito com-ilustracoes-de-andrey 

Livro 3.Sexualidade à flor da língua | Lavínia Mendes – 25/07, as 19:30 horas 

Sinopse

“Sexualidade à flor da língua” é composto por duas partes. A primeira, mistura  sensualidade, amor, revolta, uma pitada de crítica ácida e autodescobrimento. A segunda,  por sua vez, é caracterizada como erótica, focada nas sensações materiais, corporais e  sexuais.

Sobre a autora:  

Lavínia Mendes, nascida em Utinga-BA, reside em Aparecida de Goiânia-GO, é mulher  negra, lésbica e periférica. Licenciou-se em História pelo Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e cursou especialização em Uso Educacional da  Internet pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). É artista, escritora, revisora e  educadora popular. Autora do livro poético “Rascunhos de minh’alma” (Editora Feminas,  2021) e “Sexualidade à flor da língua” (Editora Pedregulho, 2022). 

Instagram: @myliveblack 

Link de compra: https://www.lojapedregulho.com.br/sexualidade-a-flor-da-lingua

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *