Posts

Paraty Não É Banca de Feira, por Jéssica Iancoski

Ou: como desperdiçar uma grande oportunidade achando que você só veio pra vender livro A...
Leia Mais

O que não cabe na programação oficial da FLIP (e por isso é precioso)

Enquanto os holofotes apontam para os nomes consagrados nas mesas da programação oficial da FLIP...
Leia Mais
Imagem de Marco Wolff por Pixabay

“Quem não aparece não é lembrado”: como autores independentes podem aproveitar a FLIP

Networking e visibilidade: por que vender livros é efeito secundário em eventos literários No cenário...
Leia Mais
Imagem de Sarah Lötscher por Pixabay

Feiras Literárias Brasileiras: Mercado Editorial versus Valor Cultural

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e a Bienal do Livro (de São Paulo...
Leia Mais
Imagem de JUNO KWON por Pixabay

Preparando a Mala para a FLIP: O Que Levar (e o Que Deixar em Casa)

A contagem regressiva começou: você vai para a FLIP — a Festa Literária Internacional de...
Leia Mais
Imagem de freepik

FLIP: venda você, não só livros

Não se engane: na FLIP, o que se vende é você – sua presença, sua...
Leia Mais
Imagem de Michaela 💗 por Pixabay

Marketing Literário: Como Divulgar Seu Livro e Atrair Leitores

Você escreveu, revisou, diagramou e publicou seu livro. E agora?Muitos escritores descobrem, só depois da...
Leia Mais

Censura e Cancelamento na Literatura: Debate Crítico ou Silenciamento?

Palavras-chave SEO: cancelamento na literatura, censura livros Brasil, Monteiro Lobato racismo, livros banidos escolas, liberdade...
Leia Mais
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Cabeça grande não cabe em editora pequena

Nos últimos tempos, alguns autores consolidados – frequentemente ligados às grandes editoras – têm usado...
Leia Mais
Imagem de xxolaxx por Pixabay

Editoras que Publicam Diversidade: Onde Enviar seu Livro se Você É Mulher, LGBTQIA+, Negro, Indígena ou Neurodivergente

O mercado editorial brasileiro sempre foi marcado por barreiras invisíveis — e às vezes explícitas...
Leia Mais
Imagem de Erik Lucatero por Pixabay

Algoritmos do Ódio e Engajamento: A Cultura de Ataque nas Redes Sociais

Nota importante sobre este texto: Este artigo tem caráter analítico e ensaístico. Propõe uma reflexão...
Leia Mais
Foto: Jéssica Iancoski

A Baleia Azul e a Formiga: Por que o Problema do Mercado Editorial Não São as Editoras Independentes

Vivemos em um mercado editorial que, cada vez mais, culpa quem menos tem poder. O...
Leia Mais
Khalas, de Cecília Zugaib

Resenha crítica — Khalas, de Cecília Zugaib

“Khalas, bastaAlguém finde o horrorAmamos a vida”(p. 44) Khalas é um grito. E também um...
Leia Mais
Foto Jéssica Iancoski | Divulgação

O valor da IA para a indústria do livro, por Jéssica Iancoski

A aplicação de Inteligência Artificial (IA) no mercado editorial vem se mostrando revolucionária exatamente por...
Leia Mais
Foto Jéssica Iancoski | Divulgação

O Uso Comercial das Premiações Literárias em um País que Lê Cada Vez Menos

É estranho — e, ao mesmo tempo, revelador — perceber que o número de leitores...
Leia Mais