POETA SUZANENSE INVESTIGA O CORPO E SEUS INCÔMODOS EM LIVRO DE ESTREIA

“Bruxismo & Outras Automutilações”, primeiro livro de Samara Belchior, sairá pela Editora Urutau. A pré-venda estará ativa até o dia 20/09

Ranger de dentes, pensamento ruminante – entre a vida e a morte, o corpo se expressa. É na investigação dos processos fisiológicos que Samara Belchior tece os poemas que compõem seu primeiro livro, Bruxismo & Outras Automutilações, em pré-venda no site da Editora Urutau até o dia 20/09. 

Dividido em três seções, Bruxismo & Outras Automutilações se propõe a trabalhar em eixos que trazem desde o incômodo da sinusite até o processo de embalsamento de cadáveres, colocados à luz do questionamento: “se não podemos controlar nosso corpo, somos reféns dele?”. Trata-se de uma escrita concisa, mas sensorialmente densa, que empresta e dialoga com autoras como a poeta argentina Alejandra Pizarnik (1936-1972) e a escritora e agente funerária estadunidense Caitlin Doughty (1984):

Sinus 

por trás da caveira
dança furioso um fluido
ouço o sono a quais solos, a que custo a dor meço?
troco
estampas de amarelo por ataduras nos ocos
os círculos secam

Poema do Livro Bruxismo & Outras Automutilações

Bruxismo & Outras Automutilações também se destaca pela sua proposta experimental e interdisciplinar, trazendo elementos visuais e performáticos dentro da escrita, que reforçam a corporeidade . “Eu queria investigar o movimento da boca para dentro do texto”, afirma Samara acerca do que a provocou inicialmente à escrita do livro.

Ainda de acordo com a própria autora, Bruxismo & Outras Automutilações surgiu inicialmente como uma série de poemas a partir de um exercício colocado no Curso Livre de Formação de Escritores da Casa das Rosas, o CLIPE – Poesia, em 2021. As provocações e diálogos levantados na ocasião suscitaram, em Samara, uma intensa dedicação à poética desenhada pela série inicial, que foi ganhando corpo ao longo de 2022 até tornar-se o projeto de livro que hoje está no prelo pela Editora Urutau. 

Bruxismo & Outras Automutilações tem arte de capa de Victor Prado, prefácio da escritora e artista visual Tóia Azevedo (autora de Meninas Loucas Não Vão Para o Céu, pela Quintal Edições) e orelha da poeta e jornalista Laura Redfern Navarro (dona do projeto literário @matryoshkabooks). 

Informações sobre a pré-venda

Bruxismo & Outras Automutilações estará em pré-venda até o dia 20 de setembro pelo site da Editora Urutau, sendo distribuído tanto em formato físico quanto digital. Na campanha, é possível contribuir a partir de R$25, com opções e recompensas diversas para os apoiadores.

Sobre a autora

Samara Belchior nasceu em Suzano em 1987 e mora na Zona Leste de São Paulo, onde leciona na rede municipal. Cursou licenciatura em história pelo ProUni e licenciatura e bacharelado em filosofia na Universidade Federal de São Paulo. Foi aluna do CLIPE Poesia (2021) e do Poesia Expandida (2022) na Casa das Rosas. Tem poemas publicados em revistas virtuais. Se interessa por bruxaria, anatomia e coisas invisíveis.

Um comentário “POETA SUZANENSE INVESTIGA O CORPO E SEUS INCÔMODOS EM LIVRO DE ESTREIA”

  • Joel

    diz:

    Ola. Boa tarde. Podemos conversarmos. Temos algumas escrita. Poesiad e pequenas histórias.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *