Mulheres são loucas? Jo Melo responde com poesia à sentença do machismo

Em seu primeiro livro, Jo Melo retrata temas atuais vividos por mulheres, sem ficar na superfície

Pode-se dizer que a intensidade atravessa os versos e adquire colorações diversas em cada uma das seções.” Clarissa Comin – Doutora em Estudos Literários (UFPR).

O livro de poesia Hipérboles – afogo e transbordo em mim, é a primeira obra impressa da escritora Jo Melo, mãe e fundadora da revista Mães que Escrevem, que recebe artigos e textos diversos de autoria de mães. 

Os poemas relacionam-se com uma tradição presente na escrita de mulheres como Cecília Meirelles, Adélia Prado, Helena Kolody, Ana Cristina Cesar e Cora Coralina; e os temas abordados, considerados tabus – como são nas obras de Hilda Hilst, Marina Colasanti, Seane Melo, Cassandra Rios e Natália Polesso – também compõem o livro.

Com temas atuais e vividos por si mesma e por mulheres, a autora retrata de forma exagerada, propositalmente e de forma provocativa, situações comuns ao universo feminino, como ciclos de vida, relacionamentos, sexo e saúde mental. 

Diagnosticada com transtorno bipolar, Jo Melo acredita que muitas mulheres que passam pelo transtorno irão se identificar com a obra. “São poemas que ganham corpo ao mesmo tempo em que dão esse corpo autoral para o seu leitor. Um convite a se entregar aos exageros sem culpa ou julgamento.”, comenta Clarissa, leitora crítica da obra.

Sinopse: Hipérboles é uma figura de linguagem que significa exagero, e na obra, ele é bem claro. A partir dos versos exagerados e intensos, um universo de emoções situações ganha expressão. 

Abuso sexual, ciclos de vida, relacionamentos abusivos, poesia erótica, homoafetiva e saúde mental, que tem ganhado cada vez mais atenção nos últimos tempos, sobretudo, após a pandemia, são os temas principais da obra. seu leitor.

Hipérboles

Por Jo Melo

Páginas: 188

Onde encontrar: Editora Viseu e em grandes livrarias e marketplaces nacionais e internacionais como Barnes & Noble (EUA), Wook (Portugal), Fnac (França), Americanas, Amazon, entre outras. Encontre aqui.

Valor: Entre R$43 e R$48

Sobre a autora: Jo Melo é mãe, editora de conteúdo e fundadora da revista Mães que Escrevem, um perfil que acolhe desabafos de maternidade real. Instagram: @a.jomelo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *