Lançamento | E-book Através dos espelhos de Guimarães Rosa e Jostein Gaarder: reflexos e figurações 

O espelho é tema central de diversas narrativas – chegando a ser considerado um dos principais personagens em algumas delas. Nesse sentido, o presente livro apresenta uma leitura comparada do conto O espelho (1962), de Guimarães Rosa, e do romance Através do espelho (1993), de Jostein Gaarder, a fim de compreender a representação simbólica do espelho contida nesses textos. Para tanto, propomos um diálogo entre Literatura e Filosofia, tendo por sustentação as teorias dos filósofos Schopenhauer e Merleau-Ponty. Dessa forma, traçamos uma leitura comparada das narrativas de Rosa e Gaarder, analisando as várias significações/simbologias do espelho, tal como se apresentam nesses textos, especialmente, àquelas que dialogam com as propostas filosóficas de Schopenhauer e Merleau-Ponty – que elegem os reflexos e figurações desse enigmático objeto como temática de suas teorias. Trata-se, portanto, de uma pesquisa pioneira que visa expandir os horizontes de investigação de um tema ainda pouco estudado, sob um novo olhar, e, por isso, possibilita outras leituras e reflexões.

Autoras:
Gabriela Lages Veloso – Graduanda do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, pesquisadora do Grupo de Pesquisa: TECER – Estudos de Tradução, Discurso e Ensino (UEMA) e bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA. Além disso, é autora de contos, crônicas, poemas e ensaios. E, atualmente, é colunista da Revista Sucuru.

Jeanne Ferreira de Sousa da Silva – Graduada em Letras pela Faculdade Santa Fé (2004), especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestre pela Universidade Estadual do Piauí, e doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidade, em Lisboa – Portugal. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Maranhão e da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, bem como é coordenadora do Grupo de Pesquisa: TECER – Estudos de Tradução, Discurso e Ensino (UEMA).

Um comentário “Lançamento | E-book Através dos espelhos de Guimarães Rosa e Jostein Gaarder: reflexos e figurações ”

  • Gabriela Lages Veloso

    diz:

    Muito obrigada por esse espaço! 💛

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.