Fliminha 2022 começa em abril com atividades literárias semanais para crianças de todas as idades

Serão 20 encontros online até agosto, quando acontece a edição presencial da FLIMA; programação, com curadoria de Carolina Fedatto, Fabíola Farias e Juliana Daher, privilegia atividades lúdicas para toda a família

No próximo dia 10 de abril começam as ações da Fliminha 2022, o educativo da FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira. As atividades literárias para crianças, inclusive da primeira infância, serão semanais e abertas, sempre aos domingos às 10h, com interpretação em libras e transmissão pelo YouTube da FLIMA

Serão 20 encontros até a quinta edição presencial da FLIMA, que acontecerá de 25 a 28 de agosto, em Santo Antônio do Pinhal (SP). “A programação online amplia a possibilidade de acesso, permitindo que famílias de todo o Brasil participem de encontros com alguns dos mais relevantes autores e ilustradores da nossa literatura para a infância, atividades que, em geral, acontecem apenas nas grandes cidades”, afirma o jornalista e escritor Roberto Guimarães, idealizador da FLIMA.

A curadoria da Fliminha 2022, que conta com o patrocínio da Petrobras, é de Carolina Fedatto, Fabíola Farias e Juliana Daher. As três têm atuações complementares nas áreas da literatura para a infância e privilegiaram uma programação que envolve não apenas as crianças, mas toda a família, em atividades lúdicas e interativas que possam se beneficiar do formato online. 

Toda a programação está ancorada no entendimento das crianças como sujeitos de cultura, que aceitam e interagem com o que a elas é oferecido, mas constroem sentidos próprios, a partir de sua experiência e de sua relação com outras crianças e com os adultos. Um dos pilares conceituais da Fliminha, desde o seu nome (Fli-minha, o “minha” não como diminutivo, mas como apropriação) é a valorização da cultura da infância, com destaque para a voz das crianças.

“Queremos que seja um momento para a família toda estar reunida e se divertir em torno de livros e histórias e criar algo em conjunto, amplificando a potência dos encontros”, explica Fabíola Farias, pesquisadora que se dedica, entre outros temas, à formação de leitores e leitura na primeira infância.

Programação de abril 

No primeiro encontro, em 10/04, a premiada escritora e ilustradora Marilda Castanha convida para a oficina “As muitas histórias de um livro”, em que as crianças e suas famílias poderão conhecer as etapas de produção de um livro e criar suas próprias histórias em conjunto.

Em 17/04, domingo de Páscoa, a editora Daniela Padilha conduz a roda de conversa “Ler com o bebê: uma experiência de escuta e presença”. Afinal, os bebês entendem o que lemos para eles? Quando iniciar a leitura? Como escolher um livro? Na atividade, as famílias serão incentivadas a apresentar suas perguntas e conversar sobre os livros e as histórias na primeiríssima infância.

Na oficina “Meu livro na ponta dos dedos”, em 24/04, a artista e educadora Júlia Azeredo propõe experimentações sensoriais com tintas naturais e elementos da natureza para a confecção de um pequeno livro. No virar de cada página, um convite à experiência criativa com bebês e crianças pequenas.

Formação de professores

Além da programação online, a partir do final de abril, a Fliminha 2022 promoverá a formação de professores de educação infantil em sete cidades da Serra da Mantiqueira, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. O projeto foi um dos oito selecionados, entre centenas de inscritos, em edital público pelo programa Petrobras Cultural e conta com recursos da Lei Rouanet.

Sobre a FLIMA

Literatura viva é o conceito que estrutura a FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, iniciativa cultural independente que, em 2022, chega à sua quinta edição, que será realizada de 25 a 28 de agosto. 

Com sede em Santo Antônio do Pinhal (SP), coração da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, a FLIMA é uma iniciativa cultural independente que desenvolve atividades de difusão de literatura, formação de leitores e promoção do livro na região da serra da Mantiqueira. A FLIMA pensa a ocupação do território de uma maneira respeitosa, visando o desenvolvimento sustentável e inclusivo. O autor homenageado de cada edição é sempre brasileiro – e vivo. 

Em suas quatro primeiras edições, duas presenciais e duas online, foram realizadas mais de 200 atividades para crianças, jovens e adultos, com cerca de 35.000 participantes. As duas primeiras edições da festa, em 2018 e 2019, foram realizadas com recursos obtidos via financiamento coletivo (sem leis de incentivo ou apoio de editais).

Fliminha

Desde 2018, o programa educativo da FLIMA, por meio da Fliminha e do núcleo FlimAmbiental, dedicado a atividades que combinam literatura, arte e educação ambiental, promoveu dezenas de atividades presenciais e online abertas e gratuitas – como oficinas para crianças e famílias, contação de histórias, performances musicais e poéticas, encontros com autores e ilustradores, mesas de debates e vivências na natureza – com a participação de cerca de 8.000 crianças, familiares e educadores.

A Fliminha 2022 conta com o patrocínio da Petrobras. O projeto foi um dos oito selecionados, entre centenas de inscritos, no edital público “Petrobras Cultural Para Crianças – Feiras e Ações Literárias”. 

SERVIÇO

Fliminha 2022

20 atividades literárias semanais online abertas e gratuitas para crianças de todas as idades

Domingos, às 10h, no canal da FLIMA no YouTube

10/04, às 10h

Atividade 1 

“As muitas histórias de um livro”

Oficina com Marilda Castanha
https://www.youtube.com/watch?v=sgFU3IW6ygc 

não é necessário fazer inscrição prévia

A escritora e ilustradora Marilda Castanha convida as crianças e suas famílias a conhecerem as etapas de produção de um livro e a criarem juntas suas próprias histórias.

Materiais sugeridos: papel A4, lápis de cor, canetinha, giz de cera, tinta guache e os materiais de desenho preferidos de cada família.

17/04, às 10h

Atividade 2
“Ler com o bebê: uma experiência de escuta e presença”

Roda de conversa com Daniela Padilha 

não é necessário fazer inscrição prévia

Os bebês entendem o que lemos para eles? Quando iniciar a leitura? Como escolher um livro? A editora Daniela Padilha convida as famílias a apresentarem suas perguntas e a conversarem sobre os livros e as histórias na primeiríssima infância.

24/04, às 10h

Atividade 3

“Meu livro na ponta dos dedos” 

Oficina com Júlia Azeredo

não é necessário fazer inscrição prévia

Aa artista e educadora Júlia Azeredo conduz oficina com experimentações sensoriais com tintas naturais e elementos da natureza para a confecção de um pequeno livro. No virar de cada página, um convite à experiência criativa com bebês e crianças pequenas.

Materiais sugeridos: pó de café, açafrão, papel A4 branco, água, potes, colher, cola branca, pedras, folhas

Conheça as curadoras da Fliminha 2022

Carolina Fedatto é bacharel, mestre e doutora em Linguística pela Unicamp. Fez estágio de doutorado na Universidade de Paris III. Recebeu o prêmio Capes de Teses em Letras e Linguística (2012). Tem pós-doutorado na UFMG e na UFF. É especialista em Teoria Psicanalítica pela UFMG. É mãe, pedagoga e estudiosa do livro para a infância n’A Casa Tombada. Idealizadora da Cria Coletiva, uma comunidade de discussão e encontro com os livros, a linguagem e as infâncias. Membro da equipe editorial do Instituto Emília. 

Fabíola Farias é graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG, com pós-doutorado em Educação pela UFOPA. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Dedica-se profissional e academicamente aos seguintes temas: biblioteca pública; biblioteca escolar; política cultural; políticas públicas na área de livro, leitura e bibliotecas; leitura; formação de leitores; literatura; livros para crianças e jovens; leitura na primeira infância. 

Juliana Daher é graduada em Terapia Ocupacional e graduanda em Pedagogia, mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. É artista na Cia Pé de Moleque. Produtora Cultural da Quintalzim. Coordenadora de tutoria no LEEI- Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (FAE-UFMG/ PAD Contagem) e integrante do Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância (FAE/ UFMG).

Canais Fiminha

Instagram 

@fliminha.net.br

Site

www.flima.net.br/fliminha

Instagram 

@flima.net.br

Facebook

www.flima.net.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.