Editora

A editora do Toma Aí Um Poema — empreendimento social preocupado com a inserção de autores e autoras independentes em novos espaços de divulgação e promoção de literatura — está com chamada aberta para envio de originais com foco em autores estreantes. O prazo para envio vai até dia 31 de Dezembro de 2024. As obras selecionadas serão financiadas por meio de campanhas de pré-venda e crowdfunding.

A editora já abriu outras três chamadas de envios de original, seguindo esse formato, totalizando 150 títulos publicados e/ou em processo de publicação. O objetivo destas ações é possibilitar que mais autores e autoras tenham as suas obras publicadas.

Os Autores que desejam participar da criação do livro encontram no Toma Aí Um Poema sua casa editorial. “Atraímos autores inventivos e criativos, cheios de ideias que querem poder opinar na diagramação da página, na criação da capa e em diversos elementos da criação do livro. Autores que pensam no livro não apenas como um material, mas com paixão pelo livro e pelas suas possibilidades dentro do design”, evidencia as editoras Jéssica Iancoski e Mabelly Venson.

Os originais devem ser enviados para o endereço de e-mail 2024@tomaaiumpoema.com.br até o dia 31 de Dezembro. O arquivo do original deve conter um mínimo de 40 páginas e um máximo de 80 (formatação livre), e ser intitulado como “ANEXO 1”; Ês interessades, também, devem enviar uma apresentação da obra de no máximo uma lauda + sua minibio + uma seleção de cinco poemas (ou trechos) do livro, intitulada como “ANEXO 2”; Por último, é necessário anexar uma foto de autore.

Orientações gerais para envio

O e-mail de inscrição deve ser encaminhado para  2024@tomaaiumpoema.com.br até o dia 31 de Dezembro. Devendo conter 3 Anexos, seguindo as orientações a seguir:

— ANEXO 1: O original da obra, contendo um mínimo de 40 páginas e um máximo de 80 com formatação livre. O arquivo deve ser enviado em .doc ou .docx.

— ANEXO 2: Arquivo contendo um texto de apresentação da obra + a minibiografia do autor(a) + uma seleção de cinco poemas (ou trechos) do livro. O arquivo deve ser enviado em .doc ou .docx.

— Foto: Foto do autor(a) em boa qualidade. Sugerimos que seja enviada uma foto com orientação horizontal (paisagem).

Após enviar o e-mail, você receberá uma resposta automática confirmando a inscrição.

Leia uma cópia do contrato

A seguir, disponibilizamos uma cópia do contrato que regerá as todas publicações selecionadas, imprescindivelmente. Pedimos que antes de enviar o material, você leia-o com atenção e só prossiga com o envio se estiver de acordo.

UM MODELO DE PUBLICAÇÃO MAIS LIVRE: O AUTOR NO CENTRO DA PUBLICAÇÃO

O objetivo do Toma Aí Um Poema é publicar o máximo possível de poesia, incluindo minorias; fazer circular novos pontos de vista dentro da literatura brasileira; e auxiliar e fornecer informações para autores independentes sobre o mercado editorial brasileiro. 

“Queremos contribuir e estimular a literatura gratuita e livre para todos”, frisa a editora Jéssica Iancoski. “Estamos incentivando a emancipação dos autores, em relação às editoras prestadoras de serviço. Acreditamos em um mercado editorial mais justo e sem exploração.” 

A editora não tem fins lucrativos. “Estamos construindo um modelo de publicação com base no sonho de que o autor possa vir a ser o principal beneficiado pelo seu trabalho”, sublinha. “Por isso, enquanto editora, abrimos mão dos direitos autorais para que o autor os possua por completo. Desta forma, costumamos dizer que estamos entre a publicação independente e uma tradicional — posicionando-nos como uma parceira do autor para a criação do livro.” 

Mais do que editora, o Toma Aí Um Poema é uma empresa social de acolhimento, de incentivo e de desenvolvimento da escrita e da leitura. É uma potente publicadora de material literário em múltiplas mídias: podcast (o maior de literatura falada no Brasil, com mais de 65 mil ouvintes somente no Spotify), revista, livros físicos e digitais e redes sociais.   

Os originais devem ser enviados para 2024@tomaaiumpoema.com.br