Em As Nuvens de Netuno, Naaman Blanco nos apresenta uma obra poética marcada por uma estrutura refinada e uma temática variada. Distribuídos em quatro seções temáticas, os trinta poemas da obra convidam o leitor a uma jornada que abrange desde a essência da expressão poética até questões de crítica social, iluminando diversas facetas da condição e percepção humanas.
Esta obra se aprofunda na complexidade da dualidade entre expressar e compreender, encantando-se com os detalhes sutis da natureza e as múltiplas dimensões da perda. Revela a poesia como um veículo não apenas para a expressão de críticas, mas também como um instrumento potente para a mudança. Blanco explora a dor associada às diversas formas de perda, instigando o leitor a ponderar sobre o papel da poesia como meio de denúncia social e de transformação. Essa perspectiva adquire uma relevância particular ao refletir sobre as severas realidades da sociedade brasileira, sublinhando o papel vital da poesia no mundo atual.
As Nuvens de Netuno é uma expressão de sensibilidade poética e perspicácia intelectual, contemplando a complexidade da vivência humana e celebrando a poesia como vetor de introspecção e engajamento social.
O talento de Blanco é inegavelmente impressionante.
Jéssica Iancoski é editora, poeta, designer gráfica, produtora audiovisual e articuladora cultural. Graduada em Licenciatura no Curso de Letras (UFPR – 2019) e no Bacharelado em Psicologia (PUCPR – 2019). Especialista em Gestão de Projetos (UP – 2020) e MBA em Gestão de Negócios (PUCPR – 2021). Tem mais de 10 livros publicados, entre os quais A Pele da Pitanga (Finalista do Prêmio Jabuti, poesia, 2022) e TexTosterona (Finalista Prêmio Mix Literário, 2022). Recebeu o 1º Prêmio Candango de Literatura, pela capa do livro “As Laranjas de Alice Mazela” e o Prêmio Sérgio Mamberti – Agente de Cultura Viva LGBTQIA+ (MinC). Organizou a CEMana de 22 – Festival Literário em Comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna. É idealizadora do Toma Aí Um Poema (podcast, revista e editora) e responsável pela primeira publicação de pelo menos 1k de autores e autoras. Já produziu e distribuiu mais de 2000 poemas para o audiovisual, em plataformas como Spotify, YouTube, Instagram e TikTok, somando mais de 1 milhão de acessos. Atualmente, é curadora do 1º Prêmio Literário da Cidade de Curitiba, pela Lei Paulo Gustavo, junto com a Fundação Cultural de Curitiba.