A poesia brasileira vive um momento vibrante de renovação e pluralidade. Neste post, reunimos 100 poetas contemporâneos que estão expandindo os horizontes da literatura nacional com novas linguagens, vivências e formas de existir no mundo. De nomes já reconhecidos a vozes emergentes da cena independente, esta seleção destaca artistas de todas as regiões do Brasil — com estilos, ritmos e narrativas que fogem do lugar-comum.
Cada poeta presente nesta lista representa uma faceta única da poesia atual: autores LGBTQIA+, neurodivergentes, negros, indígenas, periféricos e mulheres que fazem da escrita um gesto político e estético. A antologia 100 Poetas Vivos é um retrato sensível e potente da produção literária brasileira fora dos grandes centros editoriais, com textos que abordam temas como identidade, corpo, amor, memória, resistência e ancestralidade.
Se você está em busca de poetas brasileiros contemporâneos para conhecer, ler e se inspirar, esta lista é para você. Mais do que uma curadoria, ela é um convite à bibliodiversidade e à escuta de vozes que, muitas vezes, foram silenciadas no cânone. Explore os nomes, procure os livros, siga nas redes sociais e descubra a nova cara da poesia brasileira — viva, plural e urgente.

1. Cidinha da Silva
Cidinha da Silva é escritora e doutora em Difusão do Conhecimento. Autora de 22 livros, entre eles os premiados “Um Exu em Nova York” e “O mar de Manu”. Tem traduções em catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. É cronista do jornal Rascunho. Seu livro mais recente é “Vamos falar de relações raciais? Crônicas para debater o antirracismo” (Autêntica, 2024).
2. Marcelo Ariel
Marcelo Ariel é Poeta, ensaísta e teatrólogo. Nascido em Santos-SP, Brasil em 1968. Autor de Tratado dos Anjos Afogados (Letra Selvagem), Ou o Silêncio Contínuo poesia reunida 2007-2019 (Kotter Editorial-Prêmio Biblioteca Nacional 2020), Nascer é um incêndio ao contrário (Kotter, 2020) e Subir pelo Inferno, descer pelo céu (Kotter Editorial, 2021), As três Marias no quadro de Jan Van Eick (Fósforo/Luna Parque/Círculo de Poemas-2022, Arcano 13 (Com Guilherme Gontijo Flores – Editora Quelônio-2022), Escudos- Cinco R.A, Ps e um samba escritos com Cruz e Sousa seguido de A vida de Clarice Lispector (Arte & Letra,2023), entre outros. É colaborador das revistas Quatro Cinco Um, EGaláxia e Cult e como autor convidado do Laboratórios de Criação — Escrita de Literatura e Teoria dentro do Programa de Estudos Comparados de Literatura Portuguesa (Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, Letras/FFLCH) em 2022 compôs o júri do Prêmio Jabuti. No teatro seus trabalhos mais recentes foram: VILA PARISI, dramaturgismo para o Coletivo 302 de Cubatão, peça/ grupo vencedores do Prêmio Shell, 2023. TRANS- MITO MAKUNAIMÃ Direção, Dramaturgismo e Concepção. Baseada na peça teatral coletiva escrita por ele, Jaider Esbell, Deborah Goldemberg, Cristino Wapichana e outros com Filipe Roseno, Deborah Goldemberg, Amaury Oliveira e outros Sesc Interlagos, 2021. RELÂMPAGOS NUM DIA CLARO Contra história descolonial do Brasil, Texto e direção com Pascoal da Conceição, Martha Nowill,Maria Manoela, Fabia Mirassos, Aury Porto e outros. Museu do Ipiranga/ Sesc Ipiranga, Evento especial de reabertura do Museu, 2022. Coordena desde 2016 cursos livres de escrita, poética e filosofia em São Paulo.
3. Jéssica Iancoski
Jéssica Iancoski (1996) é editora, poeta, designer gráfica e articuladora cultural. Graduada em Licenciatura no Curso de Letras (UFPR – 2019) e no Bacharelado em Psicologia (PUCPR – 2019). Especialista em Gestão de Projetos (UP – 2020) e MBA em Gestão de Negócios (PUCPR – 2021). Tem mais de 10 livros publicados, entre os quais A Pele da Pitanga (Finalista do Prêmio Jabuti, poesia, 2022) e TexTosterona (Finalista Prêmio Mix Literário, 2022). Recebeu o 1º Prêmio Candango de Literatura, pela capa do livro “As Laranjas de Alice Mazela” e o Prêmio Sérgio Mamberti – Agente de Cultura Viva LGBTQIA+ (MinC). É Diretora Presidente da Associação Toma Aí Um Poema, primeira Editora ONG do Brasil e membro da Comissão do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) de Curitiba. Atualmente, é a principal curadora do Prêmio Literário da Cidade de Curitiba.
4. Mabelly Venson
Mabelly Venson é uma matemática que se apaixonou pela escrita. É parteira de livros na Editora Toma Aí Um Poema e autora de Tudo Que Queima, apenas mãe e GELO, obras que focam nas complexidades do ser mulher.
5. Yara Fers
Yara Fers escreve seus poemas à mão, em cadernos sem linhas, para ter liberdade de brincar com as palavras, mudar direções e reinventá-las. Mas seu primeiro poema, cometido aos 8 anos de idade, foi em uma máquina de escrever Remington 22, que pertencia ao pai, também poeta. Desde então, a poesia se fez necessária, entrelaçando-se à existência do corpo. O primeiro livro veio ao mundo em 2021, quando completou 38 anos. Hoje já são doze rebentos, entre obras de poesia, romance e infantis. Já possui rugas, mas mantém o costume da infância de brincar com palavras.
6. Anízio Vianna
Anízio Vianna é poeta e letrista. Publicou oito livros, o mais recente é a plaquete “Desalarmes, escritos de paz” (TAUP). Recebeu o prêmio Cidade de Belo Horizonte com o livro “Dublê de Anjo” (Mazza). Teve seus textos publicados na Espanha, Peru e Portugal.
7. Zélia Puri
Zélia Puri É produtora cultural e multiartista, embaixadora da Paz pelo Cercle Universel desAmbassadeurs de la Paix, Cofundadora do Movimento de Ressurgência Puri, Membro da Associação Internacional de Poetas, do Movimento de Poetas Del Mundo e do Mulherio das Letras Indígenas, onde participou da Antologia Guerreiras da Ancestralidade, livro vencedor do JABUTI no eixo Fomento a Leitura em 2023. Através de produção de livros e textos literários, palestras, debates, oficinas, exposições e rodas de conversas, apresenta e discute sobre identidade e ancestralidade.
8. Guilherme Eisfeld
Guilherme Eisfeld busca nas palavras uma forma de se encontrar com o meio. Curitibano não-praticante, editor, publicou seu primeiro livro de contos “Pedaço de pano para secar enxurrada” em 2023 e segue em transformações.
9. Rodrigo Domit
Rodrigo Domit e autor dos livros Colcha de Retalhos, Ruínas da Consciência e Coisa Pouca. Teve contos e poemas selecionados em concursos literários e publicados no Brasil, em Portugal, na Alemanha e na Argentina. Criou e mantém desde 2011 o projeto voluntário Concursos Literários.
10. Margarida Montejano
Margarida Montejano, uma catadora de sentidos e palavras! Tudo em sua vida vira prosa e poesia. Autora dos livros: “Fio de Prata”, Ed. Siano, em 2022; “Chão Ancestral”, Ed. TAUP, em 2023 e, do livro infanto-juvenil, “A Poeta e a Flor”, Ed. Siano, em 2024. Doutora em Educação, servidora pública municipal em Campinas, SP.
11. Abilio Pachêco
Professor e escritor residente na região Norte/Amazônia. Tem formação acadêmica em Literatura (doutorado na UNICAMP). É professor na Pós-graduação da UNIFESSPA e pós-doutorando estagiário na UFNT (bolsista CAPES). Tem alguns livros publicados. Dentre eles o romance Em despropósito. Em 2013, publicou Canto peregrino a Jerusalém Celeste, que obteve destaque entre os 10 melhores livros de língua portuguesa num concurso Glória de Santana (Portugal).
12. Adriene Cruz
Adriene Lucas da Cruz é natural de Varginha-MG, Especialista em Produção Textual, Licenciada em Letras – Português, atua como Professora na Educação Básica. Autora do livro Paisagens Interiores – Editora TAUP. Acredita no poder da escrita como uma das formas de cura das emoções.
13. Aless Jordan
Graduou-se em letras e cursa mestrado em linguística pela Universidade Federal do Ceará. Apaixonado por literatura, desenvolve pesquisas na universidade sobre Capitães da Areia, clássico de Jorge Amado, além de escrever crônicas, contos e poemas. O fazer literário é a sua grande e permanente paixão!
14. Alexandre Paim
Nascido e criado entre Amélia Rodrigues e Feira de Santana, Bahia. Graduando em Psicologia na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), estudante de Teatro e de Técnica Vocal no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA/UEFS), formação em andamento em Análise do Comportamento Clínica no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC).
15. Amélia Greier
Amélia Greier recebeu a medalha Adélia Prado da AFEMIL em 2019. Em 2021, participou da publicação do livro “(Con)ciência. Historias de la ciencia brasileña”, promovido pela Universidade de Salamanca em parceria com a FIOCRUZ. Em 2024, venceu o 2º Concurso de Contos PodLetras com o conto “Pano de Fundo”.
16. Ana Gabardo
É psicanalista e pedagoga, mora em Curitiba/PR e escreve desde que se lembra de ser gente. Desde cedo, reconhece o imenso compromisso e afeto com as palavras, que para ela são um modo de sobrevivência e de embelezamento da vida. Ela alimenta cotidianamente seu blog (https://www.sonhosemergentes.com/) com escritos sobre a vida e a morte, sobre os mergulhos e as dores e, às vezes, com um pouco de humor.
17. Andrey Cechelero
Andrey Cechelero é Músico, multi-instrumentisma, filmamker e escritor de Curitiba, Paraná. Como artista da gravadora AZUL MUSIC já lançou 24 álbuns desde 1998. Como escritor já editou 4 livros. Andrey tem um trabalho intenso nas redes sociais com poemas que falam à alma.
18. Andréa Zemp Nascimento
Andréa Zemp Nascimento é mãe dois filhos. Graduada e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP e Mestre em Mediação Cultural e Artística pela Universidade de Artes de Zurique (ZHdK), é autora de “A criança e o arquiteto: quem aprende com quem?” (Annablume; FAPESP, 2015) e do livro de poemas “tecedeira, com verso…” (Helvetia Éditions – Selo do Festival de Poesia de Lisboa, 2024). Tem poemas em diferentes antologias, entre elas “O amor é um grito” (TAUP, 2024).
19. Arcilio Sales
Ari Arcilio Carneiro Sales de Albuquerque Júnior, 42 anos, iniciou suas aventuras na poesia aos 10 anos e não parou mais de escrever. Define-se como a paixão que não cessa por tudo o que vive.
20. Arthur H
Baiano da Guanabara. Comunicólogo de-formação, designer por opção (e atuação) e poeta na imaginação (gastando energia, tinta e pixels, publicando nas mais diversas frentes e versos).
@nao.instantaneo no Instagram.
21. Artur Hermano
Artur é natural de Fortaleza-CE, mas tem morado “na estrada” nos últimos 10 anos. Recentemente concluiu seu doutorado na Unicamp e agora encara o desafio de morar em São Paulo mantendo acesa a sua chama poética, que tem sido seu refúgio e seu poder secreto nos momentos mais difíceis. Sonha em um dia publicar seu próprio livro de poemas.
22. Bia Viana
É escritora, jornalista e comunicadora. Autora da obra “A mulher jornalista no cinema” (2020) e coautora da antologia “Publicar é um Direito” (2023), escreve sobre comunicação, gênero e cultura. Foi delegada em evento na ONU pelos direitos das mulheres e atua internacionalmente em projetos sociais. Está nas redes como @btrzviana.
23. Bê Luiz
Bê Luiz é um ser humano que produz arte de diversas formas e gosta bastante disso. Vive em Belo Horizonte e atualmente cursa jornalismo na UFMG.
24. Carlos Roque
Em 2019 participa da coletânea 8 POETAS – POESIA AO INFINITO e disponibiliza na web o livro RIO DE POUCOS JANEIROS – VINTE E CINCO POEMAS E UMA PÁGINA EM BRANCO, dedicado à Marielle Franco. Em 2022 lança o livro de poesia ENQUANTO O MUNDO, publicado pela Editora Penalux. 2024, participa da coleção Machado Preto da Editora Taup, com o livro QUANDO ERA.
25. Carolina Ana
Sua escrita é uma busca por pertencimento, expressando incômodos e reflexões. Inspirada em questões filosóficas, espirituais, ancestrais e LGBTQIA+, ela mergulha em temas como vida, morte, amor e desejo. Com formação em comunicação e especialização em escrita criativa, sua voz singular ecoa através das palavras. @carolina.ana.oz
26. Cau Ferreira
Filho de migrantes pernambucanos, Cau Ferreira nasceu e cresceu na periferia de São Paulo. Formado em História e especialista e em Educação e Direitos Humanos, é professor da rede pública e escreve poemas. Cola lambes pela cidade e compartilha poesia e política nas redes sociais com @versopartido.
27. Cecília Zugaib
Nascida na Bahia e residente em Zurique, compartilha suas obras desde 2021, explorando gêneros literários variados. Coautora de várias antologias, foi finalista no 9º Festival de Poesia de Lisboa (2024) com o poema “Matizes do Extermínio”. Participou do Festival “Zurich Liest” com suas contribuições para a artzine Zwischentext. Atualmente lança dois livros solos de poesia.
28. Chris Ritchie
Poeta, romancista, autora LIJ, editora, trad. e profa. Bacharel em língua e literatura inglesas, Mestre em poesia, ambos na FFLCH-USP, licenciatura na FE-USP. Gestão Educacional na IH, Londres; CLIPE e Coop da Invenção, Casa das Rosas. Sócia da Ritchie & CO., ativista literária do Livro que Marca, poeta do Fazia Poesia, voz no duo Chris Ritchie & Tanauan.
29. Cris Otto Sá
Poeta e autora dos livros “Das Pedras do Caminho…” e “O Sentir do Passo”, explora temas como a natureza, a jornada da vida e as relações humanas na sua escrita, além de transformar pedras em arte e poesia.
30. Cátia Castilho Simon
É mestre em literatura brasileira e doutora em estudos de literaturas brasileira, portuguesa e luso-africanas/UFRGS. Participou de diversas antologias, escreve mensalmente para os sites RED (Rede Estação Democracia) e Rede Sina. Tem cinco livros individuais. Integra o Mulherio das Letras/RS; vice-presidenta cultural da AGES 2023/2024.
31. Cíntia Colares
Mulher preta cis, jornalista, poeta, coautora em coletâneas de poesia, mãe solo de um adolescente negro, mora na periferia de Porto Alegre/RS.
32. Daniela Camargo de Oliveira
Daniela é medica e escritora em formação na Escola de Escritoras de Débora Porto, com poemas e contos publicados nas coletâneas . Seu primeiro livro publicado foi MOVIMENTOS, pela Editora Minimalismos em 2024.
33. Denise Lisboa
Denise Lisboa, nasceu em 1985. É mãe, psicóloga e gateira. Paranaense, não por escolha. Escreve umas coisas quando as palavras chegam, em geral em meio ao caos. Segue sobrevivendo exausta ao capitalismo tardio e à crise estética que nos assola.
34. Diego Martins do Nascimento
Nasceu no dia 31de agosto de 1988 na cidade de Itaquera em São Paulo. Publicou dois livros independentes, “Versos Morfinos” e “Lucidez Onírica”, também é coautor do “O amor é um grito”, “Poesia livre”, “Viva poesia” e da antologia de contos “Eu vi”.
35. Dêniza Machado
Nasci em Juiz de Fora, Minas, onde resido e trabalho. Experimento a poesia na palavra vista e escrita, do cotidiano, entre os amores e as lavandas do quintal. Já publiquei poesias em: travessias, árvores e hiatos (2020) e a árvore da casa (2023). Sou cria do Linhares, na rua Itália, número 119. Fiz curso de datilografia e sei que a primavera começa no inverno.
36. Eduardo Worschech
Eduardo Worschech, nômade literário, escritor que transita entre os universos da filosofia e da arte. Mestre em Educação pela UFSCar.
37. Fialco de Oliveira
Escrevo há cerca de quinze anos e recentemente descobri a aspiração de vir a público com os meus pensamentos mais internos, pelo menos aqueles que ganharam a forma de poesia. Formado em Letras pela UEL, considero a palavra escrita a expressão da subjetividade por excelência.
38. Flávio Adriano Nantes
Flávio Adriano Nantes é professor, pesquisador, escritor…
39. Gabriele Demartini
Mulher da periferia de Porto Alegre, Advogada pela PUCRS graças ao ProUni, teatreira desde 2014, escritora e poetisa desde sempre, contando a história do meu corpo e as histórias das mulheres que me constroem – sejam minhas ascendentes ou aquelas que cruzam meu caminho. Autora do livro “Diafragma – poemas que respiro e canto” da editora TAUP.
40. Gil Lourenço
Gil nasceu potiguar e cresceu fluminense. Pedagoga, descobriu-se poetisa, inspirando-se em suas origens e vivências para versar sobre amor, erotismo e empoderamento.
41. Gilberto Pereira
Nascido em 1960, é morador da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, desde 1971. Seu primeiro livro de poemas, A Trilogia D’Alma, foi publicado pelo selo editorial Polo Cultural Ilha e lançado em 2022, durante a 2ª FLICPOLO — Festa Literária e Cultural do Polo Cultural Ilha. Organizador de antologias, é também um dos idealizadores e, atualmente, único produtor e apresentador do Sarau na Casa D’Alma, que celebrou 22 anos em julho de 2024. Além disso, é membro-fundador e presidente da Academia Sociedade dos Literatos do Sarau na Casa D’Alma (ASOL).
42. Gisela Maria Bester
É escritora das letras jurídicas e literárias (poeta livre, haicaísta, cronista e contista). Possui Mestrado em feminismos, sufragismo e ações afirmativas, Doutorado em ditaduras brancas e Pós-Doutorado em sustentabilidades. Seu livro de poemas Pinte-me de Azul! (Mondru), é finalista no Prêmio Literário da Cidade de Curitiba 2024. @giselabesterescritora
43. Gleidston Alis
É professor, escritor, cantautor, performer e multiartista de Minas Gerais. É doutor em estudos literários pela UFMG e seus trabalhos se fundamentam na intermidialidade, na inter-relação entre discursos ou áreas do conhecimento, no deslocamento do olhar pela multiplicidade de perspectivas que suscita a cultura contemporânea.
44. Guilherme Balarin
Guilherme Balarin mora em Pindamonhangaba, interior de São Paulo; formou-se em publicidade e propaganda; é empresário, escritor, fotógrafo amador, membro da Academia Pindamonhangabense de Letras. Autor do livro de haicais Entre Monções, publicado pela editora Toma Aí Um Poema em 2023. Instagram:@guilebalarin
45. Henrique Medeiros Sérguio
Autor, Pesquisador e Palestrante sobre: Violências contra Mulheres e LGBTQIAP+, Relações Intrapessoais, Interpessoais e Pessoais, Autor e Ilustrador de vários livros. henriquemedeirossergio@gmail.com
WhatsApp: 21/ 98503.3000 |Instagram: @henriquemedeirossergio
46. Hevi Livre
Natural de Recife. Graduada em Ciências pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Detém um olhar observador e atento às complexidades das relações humanas e sua relação íntima com psiquê humana. Sua paixão pelas palavras e pela literatura permite a transmutação de sua observação em poemas belos e ricos de significados.
47. Igor Pereira de Paula Costa
Igor Pereira de Paula Costa, bacharel em Direito, poeta e utopista brasileiro. Participou de 24 (vinte e quatro) antologias poéticas, que buscaram demonstrar os preceitos individuais poéticos.
48. Isabela Montello
Nasceu no Rio. Poeta experimental, mora e trabalha na França. Seus poemas foram publicados no zine zarf, nas antologias Só a poesia salva, Instagramável e Publicar é um direito, no catálogo da I Jornada Internacional de Poesia Visual, na plaquete A Kaleidoscope of Forms, na Revista TAUP. Seu primeiro livro, ar livre, foi publicado pela TAUP.
49. Ivânia Rocha
Ivânia Rocha é apaixonada por livros e leitura. Professora de profissão, escritora de vocação e pesquisadora por necessidade e vontade. Autora de Páginas do sertão: recepção de leitoras sertanejas – Appris, 2023; Da varanda dos fundos – TAUP, 2024; É permitido gozar! (org.) Escola de Escritoras, 2024. Mestra e doutora em Letras.
50. Jader Santini
Jader Cardoso Santini é professor da rede municipal de São Leopoldo, RS. Possui trabalho na linguagem de desenho e pintura digital, que pode ser visto em @jadersantiniartes. Também produz HQs, contos e poemas, tendo publicado individualmente e em antologias. Seu livro mais recente é a HQ Anima, volume 1.
51. Jannayna Sousa
Jannayna Sousa, poeta/escritora e fonoaudióloga neurodivergente. Alguém que acredita na cura pela palavra e que entende a necessidade de se ecoar falas!
52. Jeniffer Yara
Paraense, Jeniffer Yara sempre foi apaixonada pelas letras e pelas leituras que realizava, dos livros e da vida. É autora de Sintomática (2022), e organizadora de algumas obras, entre elas Crônicas paraenses: novos olhares sobre cenas locais (2021) e Letras em narrativas (2024). É professora e pesquisadora em Estudos Literários.
53. João de Deus Souto Filho
JOÃO DE DEUS SOUTO FILHO, natural de Carolina-MA, reside em Natal-RN. Geólogo e graduado em Letras. Autor dos livros “400 Haikais para Natal”, “Tempus – Sentir, fluir, fruir”, “Percepções sobre o Caminho de Santiago de Compostela na Região da Galícia”. Participou da antologia ECOAR, editado pela Toma Aí Um Poema. Instagram: @plenoescrito
54. Julia Roque
Meu nome é Julia Magnoni Roque, sou estudante de Letras pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), professora de línguas, escritora e contadora de histórias. Sou uma leitora voraz, desde criança, e tenho alguns textos publicados em revistas como Revista Ruído Manifesto, Revista Sucuru, além da Antologia Nós do Selo Off Flip (2023).
55. Juliana Blasina
Juliana Blasina é poeta, editora e colagista. Autora dos livros 8 horas por dia e Toracotomia caseira, finalista do Prêmio Minuano 2022. Tem textos publicados em diversas revistas e antologias. Vive em Rio Grande/RS. @blasina_ju
56. Karina Ruiz
Apaixonada pelo universo das linguagens, escreve poemas, microcontos e crônicas. Em 2024 publicou alguns de seus textos em coletâneas das editoras Invicta, Lura e Peculiar. É licenciada em Letras (Unesp) e mestra em Literatura (UEM). Também atua como professora de língua portuguesa, revisora de textos e coordenadora do curso de Letras EaD da Unifev.
57. Laila Angelica Moraes
Nasceu em Votuporanga-SP. Professora, Pedagoga, Escritora, Pesquisadora e Revisora Textual. Tem textos publicados nas Revistas Mallarmargens, Ruído Manifesto e Sucuru. Coautora de várias Antologias. Autora do livro de poesias “Poememórias” (2021) pela Editora Expressividade. Possui a coluna “Desalinhos Poéticos” na Revista Ikebana. Acadêmica da ACILBRAS, ABRESC, NALAP e ALIPE. Instagram: @lailamoraes30
58. Lara Kadocsa
Cantora, atriz e poeta. Formada em Estudos Culturais pela Universidade Humboldt de Berlim e mestranda em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP), lançou em 2021 seu álbum autoral de estreia e seu livro de poesia (ed. Origem), ambos intitulados “ar” e em 2024 a plaquete de poesia “cotidiano epistolar” (ed. Mormaço). Seu clipe “Decisão” foi premiado em festivais internacionais, tem poemas publicados em mais de 10 antologias e canta na roda de samba Os Compandeiros.
59. Lilian Zub
Entusiasta da escrita, gosto de escrever sobre o amor porque quase sempre é o tema mais interessante para quase todo mundo. Afinal, se a beleza da vida não está no amor em si, está no amor que temos por todo o resto.
60. Luciana Fraga
Luciana Fraga é natural de Formiga-MG, da comunidade rural de Fazenda Velha. Autora dos livros “À Flor da Pele” e “Devaneios Endereçados ao Indizível”. Membro efetivo da Academia Formiguense de Letras, na cadeira nº 16. Membro do Clube Literário Marconi Montolli e do Coletivo Poesia de Rua. Instagram: @luciana_fraga
61. Luciana Quintão de Moraes
Luciana Moraes (1993) é poeta, revisora e tradutora literária, graduada em Letras (UNIRIO). Integra os coletivos “Fazia Poesia” e “Escreviventes”, pesquisa o figurativo do inominável e o hibridismo nas artes. Presente em diversos projetos poéticos. Tentei chegar aqui com estas mãos foi seu primeiro livro. Flor de sangue é o segundo.
62. Luiz Gustavo de Sá
Luiz Gustavo de Sá mora em Niterói-RJ. Foi pré-selecionado na Edição de 2018 do Prêmio Sesc de Literatura e semifinalista do Prêmio Pena de Ouro (2022) da Casa Brasileira de Livros. Publicou os livros de contos “Parafernália” (Editora Itapuca) e “Ninguém está olhando” (Editora Penalux); e o romance “Na dúvida, é melhor não mentir” (Editora Penalux)
63. Malu Baumgarten
Escritora, fotógrafa, autora de A poesia da hora braba/Poetry of the Wild Hour (2023, Bestiário), uma das criadoras do site Nós e Outras (noseoutras.com) que promove a escrita e arte da mulher. Participa de coletâneas pelo Brasil a partir de 2021. É parte dos coletivos Enluaradas e Mulherio das Letras. Vive entre Toronto, no Canadá e Porto Alegre, RS.
64. Mandacaru
Floresci em meio à dificuldade, nas noites de inverno. Agora me agarro à vida como ao Sol, e lanço as minhas palavras ao vento.
65. Manoel Lima
Manoel Lima, poeta, músico de Curitiba-PR.
Escreve desde o Ensino médio.
As inspirações vem das vivências da periferia, leituras e as ideias que surgem do ócio.
66. Marcone Rocha
Marcone Rocha nasceu na cidade de Fervedouro, Minas Gerais. Ainda na infância desenvolveu uma relação profunda com a poesia. Graduado em Direito e Letras, autor do livro “O Menino e o Rio – Uma celebração a Vidas Extraordinárias”, explora de forma lírica e poética as complexidades, revelando o extraordinário nos momentos simples da vida.
67. Maria José de Melo
Natural de São Caitano, município do Agreste de Pernambuco e atualmente reside em Jaboatão dos Guararapes (PE). É escritora, geógrafa, colunista e poetisa. Autora do livro: A Renda Fundiária na transposição do Rio São Francisco (Índica/2021) e A Jitirana Poética (Toma Aí Um Poema/2023).
68. Marina Faloni
Marina Faloni tem 29 anos. É natural de Frutal-MG. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atualmente, trabalha com direito à moradia e direito urbanístico. Desde a adolescência, tem a escrita como refúgio.
69. Marison Ranieri
Com graduação em Letras e pós em Escrita Criativa, Marison Ranieri tem publicações em revistas literárias e acumula seleções em prêmios literários e antologias. Em 2024, publicou “Meu corpo é lar de absurdos” pela Editora Flyve. Sua escrita quase sempre se mistura ao mormaço de Recife.
70. Marta Cortezão
Natural de Tefé/AM. Reside em Segóvia/ES desde 2012. Poeta, feminista, antirracista, antifascista. Livros de poesia publicados: Banzeiro Manso (Porto de Lenha Editora, 2017), Meu silêncio lambe tua orelha, Aljavas para Cupido (e-book) ambos pela TAUP, 2023, Amazonidades: gesta das águas (TAUP, 2ª ed. 2024). Organizadora das coletâneas Enluaradas. Instagram @martacortezaopoeta
71. Maurício Simionato
Nascido em Assis (SP), Maurício Simionato é poeta e jornalista. Como poeta, lançou os livros Impermanência (2012) — premiado pela Secretaria de Cultura de Campinas —, Sobre Auroras e Crepúsculos (Multifoco, 2017) — lançado na Bienal do Livro do Rio/2017 —, e O AradO de OdarA (Uma distopia tropical) (Patuá, 2021).
72. Michele Magalhães
Escritora, Poetisa, Colagista Manual, Mãe atípica, Autista, Servidora Pública do Estado de Rondônia, Formada em Matemática e Letras Inglês e suas respectivas Literaturas, Mediadora de Biblioterapia, Mestra em Engenharia de Energia, Criadora da página
@partilharpoesia, Michele Magalhães é uma mulher múltipla.
73. Milca Batista
Sou professora de artes, escritora e ilustradora. Escrevi e ilustrei o meu próprio e primeiro livro “Eu Sabia que a Mudança Viria”. Estou no Instagram como @ilustre.miuca
74. Márlon Manossi
Márlon Manossi nasceu em Ituaçu-Ba. É graduando de Medicina pela UESB, contista, ilustrador e poeta. No meio literário, lançou seu primeiro livro, “Ovos de Jabuti em Latas de Ferro”, de caráter inventivo e multigênero, e também é fundador do Concurso Literário Baianidades Interioranas.
75. Nanci Otoni
Nanci Otoni O. de Faria nasceu em Nova Lima, MG. É casada e mãe de três filhos, graduada em Letras e Pedagogia e certificada em Life Coaching, Terapeuta Financeiro, PNL e Hipnose Clínica. É apaixonada por poesias e escreve histórias de ficção. Faz parte da Academia Nova-limense de Letras, possui um consultório de Hipnoterapia e quatro obras publicadas.
76. Nina Carneiro
Nina Carneiro é poeta, compositora e artista autista. É autora dos livros “Devaneio Coerente” (Filos, 2021) e “No limiar do espectro” (Filos, 2024), e também conduz um projeto musical chamado Nina and The Infinite Universe.
77. Paula Latgé
Poeta, psicóloga, com formação em bioética e saúde coletiva, coordenadora da Associação Experimental de Mídia Comunitária – BEMTV, tem na poesia o seu impulso, escrever não é opção, é sentido de vida, palavras que preenchem o seu ser insistem em nascer, e quando não nascem, abortam o ser que deveria ter sido e não foi.
78. Paulo Costa
Natural de Brasília, psicanalista, formado em psicologia pela Universidade de Brasília, se arrisca na aventura da escrita tentando sempre escutar as rimas e os versos que a vida cotidiana tenta encobrir. Escrever a partir daí é um modo de sobrevivência, uma maneira de vivificar o irrepresentável, incluindo-o na letra.
79. Pedro Franco
Cardiologsta em atividade. 27 livros liteterários publicdos. 604 prêmios literários, sendo 25 fora do Brasil. Em 212 coletâneas. Professor de Medicina aposentado, tendo ministrado aulas para centenas de estudantes, inclusive filho e neta. 105 trabalhos médicos publicados.
80. Rafael Hera
Transeunte entre prosa e poesia, procuro artefazer literatura com toques de mineiridade e humanidade. Publiquei contos selecionados por chamadas literárias pelas editoras AcasoCultural e Kotter. Meu livro poético de estreia “Sentimento Famélico” saiu pela editora curitibana TAUP no ano de 2023. Está no prelo “Dentro do vazio a palavra é atômica”. @rafaellima.literatura
81. Rafael Lima
Nasceu na Baixada Fluminense, em 1998. É escritor e ativista. Publicou seu primeiro livro “A Lingua do P”,em formato digital em 2020, durante a crise pandêmica.
82. Rakel Caminha
Multiartista manauara. Como um rio que flui em diversos caminhos, sua arte transita entre as artes visuais, multimídia e escrita. Sua criação é um mergulho profundo em processos sensíveis, onde arte, a natureza e a experiência da existência se encontram e fluem, como espelhos d’água dos sentimentos humanos.
83. Renato Formiga
Nascido em Minas Gerais, é um poeta, escritor e um cientista, que busca, na virtude e pelo porquê das coisas, a forma de expressão máxima que somente a arte e o pensar podem transmitir.
84. Renilda Viana
Nasceu em Iraquara /BA-Região da Chapada Diamantina. Professora aposentada. Escritora. Escreve poesias, contos e crônicas. Três livros autorais (poesias e crônicas) e coautora em diversas antologias. No momento (2024) dedica-se a sua primeira publicação no gênero infantil e seu primeiro livro de contos.
85. Roberta Cavalcanti
Jornalista por vocação, formação e experiência, já fiz fotografia, teatro e artesanato. Pintar até já pintei, mas nunca bordei. Talvez no sentido figurado. Hoje faço tecido acrobático e escrevo não só por trabalho. Adoro ler e me divido entre o jornalismo e a Literatura. Mas antes de escrever, eu gosto de histórias. Gosto de viver, ouvir e contar histórias.
86. Rosângela Macedo
É mulher virtuosa, baiana, escritora, poeta e professora do ensino fundamental II. É Graduada em Letras pela FACE e Pós-graduada em Língua Portuguesa pela UCAM. Publicou seu primeiro livro pela Toma Aí Um Poema e se inspira na realidade para protagonizar sua escrita.
87. Rozana Gastaldi Cominal
Mulher feita d-eus múltiplos que sustentam o corpo amoroso, político e periférico. Acredita na força dos coletivos e com eles faz voz, incluindo TAUP nesse refrão. Dos espinhos ao néctar das pétalas aninhadas, nada lhe passa imperceptível. Autora do livro de poesias “Mulheres que voam”, Scenarium, 2022.
88. Sandra Pinto
Carioca, poeta, graduada em História, com especialização em Psicologia Analítica e Arteterapia. Para a autora a poesia é a quintessência da experiência humana.
89. Sandro Sedrez dos Reis
Natural de Rio do Sul (SC), Sandro é formado em Filosofia e em Gestão de Sistemas de Saúde. Participou do grupo do Varal Literário (UFSC) na década de 1980. É autor de contos, novelas e poesias. Acredita que histórias e versos criam pontes entre os sonhos e os caminhos humanos. E isso nos faz perseverar na aventura da existência, transformando a jornada.
90. Servos Cardoso
Natural de Formiga/MG e, em 2022, recebeu a honraria do título de Cidadão Honorário de Cláudio/MG, cidade onde atualmente reside. É violinista, educador, palestrante, poeta, escritor dos livros de poesia: Poético e Virtudes. E foi, em sua adolescência, que descobriu o gosto pela música, leitura e poesia.
91. Sofia Lopes
Sofia Lopes é escritora, tradutora e pesquisadora. É mestra em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Suas obras publicadas incluem dois livros, intitulados ‘Galatea’ e ‘Carbon Made’, além de ficções interativas e múltiplas publicações em antologias.
92. Sávyo Fernandes
Sávyo Fernandes é natural de Catolé do Rocha/PB e se encontrou escritor em Janduís/RN, cidade onde reside atualmente. Graduado em História pela UERN e roteirista de produções audiovisuais. Publicou Naturália Psicótica (2021) e participou da antologia Nordestes (2023), lançada na FLIP, com o texto “Cordel de Facas”.
93. Taíssa de Nadai
É formada em direito e graduanda em letras pela UFPR. Apaixonada pela busca de caminhos interiores e oníricos às realidades hostis, sempre se mostrou bastante afeita à utilização da arte como ferramenta de mudança social. Em 2023, publicou seu primeiro livro de literatura, Restos do devaneio, pela Editora Patuá.
94. Terezinha Malaquias
Poeta, escritora e multiartista. Trabalha com diversas linguagens artísticas além do texto. Principalmente com fotografia, vídeo, performance. Pesquisa os temas ancestralidade, mulher, violência, racismo. Escreveu e publicou nove livros. Poemas, crônicas, contos e infantojuvenil. Mora na Alemanha desde 2008. @terezinhamalaquias
95. Thaís Gomes
Thais Gomes é formada em Letras Português/Espanhol, a autora/poetiza participa do selo Castelo Drácula e Revista Literata. Tem prevista a publicação de dois poemas em duas Antologias pelo selo Projeto Sombrios (“Noturnais” e “Noite dos Mortos”) e terá o soneto inédito “Pesadelos” publicado na Antologia “Viva Poesia” pela Lura Editorial.
96. Thiago Braga
É professor de Literatura Brasileira e começou a escrever poemas com 12 anos de idade. Ele sinceramente espera que as pessoas consigam sorver algo de positivo da visão de mundo que ele descortina por meio da arte literária.
97. Tássia Veloso
É poeta, taróloga, terapeuta energética, desabafadora e escutadora de sentimentos, experimentadora da vida. Gosta de viajar para dentro e fora de si, e de vez em quando compartilha essas jornadas com outras pessoas. Nas redes sociais, escreve no @umpoucodealma
98. Túlio Velho Barreto
Túlio Velho Barreto escreve e publica poemas desde os anos 1980. Já participou de dezenas de coletâneas e antologias e, recentemente, publicou o livro Do Estar No Ainda – Haikais (Patuá, 2022). No ano passado, o seu livro Verso em Cordas Primas (Helvetia Éditions), premiado no VIII Festival de Poesia de Lisboa, foi lançado em Portugal e no Brasil.
99. Valdeck Almeida de Jesus
É escritor e jornalista. Ativista cultural e Embaixador do Parlamento Internacional dos Escritores da Colômbia, membro fundador da União Baiana de Escritores – UBESC e do Fala Escritor (2009). Participa do grupo de pesquisa Rede ao Redor, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC/UFBA.
100. Vanessa Valentim
Docente, licenciada em Letras, especialista em fonética e fonologia, mestranda em Literatura em Língua Estrangeira e Literatura Comparada. Educadora, pesquisadora e inquieta. Amante dos seres vivos. De pequena queria ser professora, brincava de dar aulas, ensinava suas pequenas sabedorias.